, , ,

5 passos básicos para construir seu planejamento anual

Chegou dezembro e a gente já tá com a cabeça láááá em 2018. Mas pra fechar o ano com chave de ouro e começar 2018 com o pé direito ainda precisamos avaliar os resultados do ano e PLANEJAR os próximos 12 meses.

 

Se você ainda nem começou seu planejamento anual ainda dá tempo! Siga algumas dicas para te  ajudar a realizar esta tarefa tão importante sem sofrimento. 🙂

 

1. Primeiro olhe para trás

Antes de pensar em como será o ano seguinte é importante avaliar os resultados do ano que está terminando e entender tudo o que foi feito para repetir as receitas de sucesso e corrigir a rota do que deu errado ou saiu diferente do planejado.

Mapeie tudo que foi realizado e tenha como objetivo extrair os aprendizados e, a partir deles, desenhe as ações que precisam ser tomadas.

 

2. Agora olhe lááááá na frente

Para conseguir planejar qualquer ação é preciso primeiro entender o objetivo maior da empresa: Avançar para o exterior? Aumentar o faturamento? Ser líder de mercado? Com isso definido fica mais fácil enxergar os objetivos de cada área e também os objetivos individuais para que o objetivo maior seja atingido.

 

3. Olhe ao redor

Mapeie tudo ao seu redor! Situação econômica, política e social; Publico-alvo; Mercado; Concorrentes. Busque esclarecer quais são as oportunidades e as ameaças e use isso a seu favor.

 

4. Então… mão na massa

Agora detalhe todas as ações e identifique como elas vão ajudar a atingir os objetivos. Identifique sempre O que, Quando, Como, Quem e Quanto. E lembre-se de colocar o resultado esperado (META).

 


Uma ação que pode te ajudar, seja qual for o seu objetivo, é a contratação da plataforma de automação de marketing Jeenga.


 

5. Medir! Controlar! Mudar!

Entenda quais são os indicadores que vão medir o sucesso das ações planejadas e desenhe metas reais. Isso definido, monte um sistema de controle e avaliação de resultados para conseguir ter uma visão geral dos resultados a tempo de ajustar a rota se necessário.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta