, , , , , , , ,

B2B X B2C: Qual categoria sua empresa se encaixa?

ecomercio

Você precisa saber em qual categoria a sua empresa se enquadra? Com certeza!

No mundo corporativo é impossível não estar familiarizado com esses termos. Então a são Jeenga vai começar a te explicar de maneira simples.

Definição

B2B Business to Business – De empresa para empresa

Essa sigla define transações comerciais entre as empresas, ou seja, as empresas comercializam seus produtos para outras empresas, podendo ser revenda, transformação ou consumo.

B2C Business to Commerce – De empresa para consumidor

Nessa categoria se encaixa a transação comercial entre empresas e seus consumidores finais, sendo o foco dessa operação apenas o consumo.

O que determina o tipo de comercio que uma empresa pratica não é seu produto e sim qual o fim é destinado à mercadoria. Isso define o modelo de negócio e as figurantes atuantes nesse modelo.

A revista E-commerce news fez uma relação entre Atividade Fim x Figura x Modelo de Negócio, para ajudar a ficar mais claro para seu leitor:

– Transformação: Indústria vende seus produtos para outras indústrias. (B2B)

– Revenda: Indústria vende para distribuidor ou revenda (B2B)

– Revenda: Distribuidor vende para Revenda (B2B)

– Revenda: Indústria, Distribuidor ou Atacado vende para Profissional Liberal (B2C)

– Consumo: Distribuidor ou Atacado vende para Consumidor Final (B2C)

– Consumo: Indústria vende para Consumidor Final (B2C)

– Consumo: Indústria vende para Consumidor Final através de Distribuidor ou Atacado (B2B2C)

 

Por que é importante saber qual categoria a sua empresa se encaixa?

Qualquer empresa precisa saber com quem está conversando. O discurso varia de acordo com seu público.

Na categoria B2B, além de ser um público menor e mais específico, a venda é baseado mais na necessidade da empresa, que também é mais direcionada.

Quanto ao B2C, por estar lidando com um leque maior de pessoas é possível conquistá-las pela emoção, já que o consumidor normalmente está adquirindo um produto para uso pessoal.

No caso das empresas B2C, muitos dos leads já tem interesse em determinado produto e serviço, basta apenas um estímulo para se tornarem consumidores e cabe às empresas serem aptos a detectar qual é esse estímulo. Criando um anúncio, uma oferta que desperte o desejo do consumidor, a certeza de que ele será impactado é muito maior.

E é por isso que a Jeenga é a ferramenta certa para sua empresa B2C! Nossa plataforma ajuda você a criar categorias que separe determinados estilos e comportamentos, assim, suas campanhas podem impactar muito mais se direcionadas a um grupo específico.

b2b

Vamos ilustrar um pouco para você: Vamos supor que você possuí um cabeleireiro que oferece serviços para homens e mulheres. Por que mandar uma campanha de marketing oferecendo descontos para escovas para todos seus clientes se entre eles há homens, público esse que quase não consome esse serviço? Sua campanha será muito mais impactante se for direcionada a mulheres, ainda mais se houver um filtro maior como “mulheres que compraram escovas nos últimos 30 dias”. A probabilidade de esse público se interessar em abrir seu conteúdo ser impactado por ele é bem maior.

O fato da nossa plataforma ser inteligente e simples de usar, facilita a criação de filtros e a assertividade de suas campanhas!
Quer experimentar? Clique aqui e confira!!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta