, , , ,

IoT – Bem vindo ao presente!

Sabia que o termo foi criado em 1999, mas o conceito nasceu em 1974  com as ATMs? Hoje IoT ou Internet of Things (em portuguès: Internet das Coisas) já é realidade.

Ok, mas o que é de fato?

IoT pode ser entendido como uma extensão da internet como conhecemos atualmente. É conectar os objetos do nosso dia-a-dia e torná-los capazes de “se comunicar”.

Isso já acontece e está presente a todo instante. Basta lembrar que  Smartphones, Smart Tvs, Câmeras de segurança, Videogames e Smart Watchs já estão conectados à internet faz tempo.

Mas o conceito vai além e prevê não só que estes dispositivos enviem dados para uma base, mas que consigam antecipar ações baseadas nessas informações. Imagine um futuro (próximo) onde exista uma geladeira que identifica que acabou determinados produtos e já se comunica com o mercado e efetua a compra dos itens faltantes, ou um espelho que identifica as roupas que você visualizou num determinado site e te reflete vestindo as mesmas.

Há muitos anos esse conceito é usado para impressionar em filmes, desenhos, quadrinhos e livros de ficção científica. Se você já passou dos 30 deve se lembrar dos Jetsons e sua casa do futuro!

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prevê movimentação de R$132 bi no Brasil até 2025 num plano de estratégias e políticas públicas para envolver empresas, governo e instituições de pesquisa na disseminação do uso de equipamentos conectados à internet na indústria e em serviços no país.

Vimos o estouro do nascimento da internet. Vimos o estouro da internet móvel. E agora vamos ver o estouro da Internet das Coisas. Vamos ver não, já estamos vendo… e nem nos demos conta

Uma solução bem simples que a Jeenga pode te ajudar a implementar e que torna possível que qualquer empresa surfe esta onda de IoT é Beacon.

Beacons são aparelhos de localização indoor que fazem o conceito de IoT sair do papel e virar realidade com custo bem acessível. Leia mais sobre Beacon e veja algumas ideias de uso aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta