Marketing de Relacionamento. Sua empresa pratica?

cover-post-8-marketing-de-relacionamento

Ah…. o marketing de relacionamento, tão citado, tão famoso, tão comentado entre todos mas tão mal tratado por muitos. Tanta gente fala que faz mas quantos realmente fazem?

Responda: A sua empresa pratica realmente Marketing de Relacionamento? Você pratica?

Não conheço um único gestor de marketing que não mencione a importância do Marketing de Relacionamento. Todos concordam. Saber se relacionar com o cliente ou prospect é sem dúvida uma das melhores formas de valorizar a marca, mantê-la viva na mente dos consumidores e ampliar as possibilidades de vendas.

O problema é que não é fácil fazer um Marketing de Relacionamento sem ser invasivo e principalmente se não houver uma cultura empresarial muito forte voltada ao Relacionamento.

Direto ao ponto. Nenhuma empresa faz um bom Marketing de Relacionamento se não envolver todos os colaboradores. Todos sem exceção. Marketing não é, nem nunca foi algo específico de um departamento. Para fazer Marketing de Relacionamento esta verdade é ainda mais imperativa.

Para começar vamos definir o termo: “Marketing de relacionamento é o conjunto de ações realizadas junto à prospects e clientes que visam ampliar o conhecimento recíproco entre consumidor e marca de modo a tornar a relação mais próxima através de uma conexão emocional e comportamental que leve os consumidores a adquirirem e divulgarem os produtos e serviços da marca.”

Aposto que nunca havia ouvido esta definição. Nem podia. Ela foi feita por mim e nunca foi publicada antes.

O fato não é este. O que importa mesmo é que o diferencial desta definição para as demais esta no aspecto da conexão emocional. Isto sim é diferente.

Se conectar com o cliente de modo frio, é fácil. Manda um email, uma carta, um brinde, liga no aniversário, Natal, etc.

Se relacionar não é difícil. Difícil é fazer deste, um relacionamento sério, sincero, verdadeiro, que busque realmente algo que seja bom para ambos e que contenha emoção.

Vender mais não pode ser bom apenas para quem vende. Precisa ser bom para quem compra. Se não for assim, não gera relacionamento.

Isto é um problema. Muitos ainda acreditam que vender a qualquer preço é o que vale mais. Bater meta de vendas é a único objetivo. Se sua empresa pensa e age assim, não está fazendo Marketing de relacionamento na acepção do termo.

Mas como fazer um verdadeiro Marketing de Relacionamento?

Lá no início deste texto comentei sobre o fato de que não devemos ser invasivos no nosso relacionamento. Isto é muito importante.

O mais importante então é conhecer ao máximo o seu cliente ou prospect de modo a oferecer a ele exatamente o que gostaria de receber e precisa. Ter um bom CRM é fundamental porém, apenas um bom CRM não basta. É preciso ter uma estratégia muito bem feita e um posicionamento claro sobre o que podemos e devemos fazer.

Outro item muito importante é que o relacionamento tem crescido muito através dos vários pontos de contato principalmente nas redes sociais, e a utilização de uma estratégia de Inbound Marketing pode auxiliar muito neste desenvolvimento.

Os meios de comunicação e estratégia utilizada para se comunicar com o cliente pode variar de acordo com o perfil do mesmo. O que temos que ter em mente é que um bom relacionamento neste momento passa necessariamente por uma boa entrega de conteúdo. A cada dia, entregar um conteúdo de qualidade para o cliente ou prospect é uma das melhores formas de gerar um relacionamento de profícuo e duradouro. É preciso se tornar uma referência na mente do nosso prospect ou cliente. Isto sim faz toda diferença no Marketing de Relacionamento. Ficar apenas “presenteando” o contato com chaveirinhos ou canetinhas pode ser tudo, menos relacionamento.

O tema é longo e complexo. Merece mais textos e comentários.
Por hora e considerando que o tempo das pessoas é escasso vamos nos relacionar com você, nosso leitor, deixando aqui uma pequena amostra sobre o tema e pontos para reflexão que poderemos debater mais adiante.

  • Sua empresa tem uma estratégia definida de Marketing de Relacionamento? Se sim, todos os colaboradores da empresa tem isto muito claro em suas mentes?
  • Você sabe dizer em quais momentos sua empresa faz relacionamento com seus contatos?
  • Por que se relacionar com seus clientes é importante para sua marca?
  • Você sabe qual a impressão da sua marca junto aos seus prospects?
  • Sua empresa está preparada para desenvolver um Marketing de Relacionamento?
  • Você saberia dizer quais as vantagens do Marketing de Relacionamento?
  • Qualquer marca ou empresa pode fazer Marketing de Relacionamento?

Responda as perguntas acima de forma direta. Alguns pontos citados podem lhe ajudar a definir uma estratégia da melhor forma de se relacionar como seu cliente.

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Queremos muito nos relacionar de modo sincero e objetivo com nossos clientes e esta é uma ótima oportunidade de mostrar como realmente podemos lhe ajudar e também descobrir quem você é. Vamos manter contato. Se chegou até aqui é bem provável que tenhamos muitos pontos em comum e quem sabe não podemos fazer bons negócios, sem esquecer que bons negócios só existem se for bom para ambos. Conte conosco. Nós contamos com você. Faça bons relacionamentos e muito sucesso!

Jeenga

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta