O Impacto de Plataformas Tecnológicas nas Empresas

 

As plataformas tecnológicas são recursos digitais que se tornaram essenciais na gestão de negócios e de marketing nos últimos anos. Por meio de funcionalidades diversas elas oferecem maior produtividade e controle das atividades empresariais, contribuindo amplamente com os processos desenvolvidos.

Isso traz inúmeros benefícios para praticamente todos os departamentos organizacionais: suprimentos, financeiro, projetos, comunicação e vendas, apenas para citar alguns.

Sendo assim, é importante conhecer os tipos de ferramentas disponíveis, o que elas oferecem para seu negócio e como elas se relacionam para oferecer mais valor para você e seus clientes.

Integrando sua Empresa: O Sistema de Gestão ERP

Uma das plataformas tecnológicas mais conhecidas e de maior sucesso no mercado é o ERP cloud. Basicamente, ele consiste em um software projetado para integrar as atividades empresariais, proporcionando fluxos mais consistentes e melhor estruturados.

Além disso, o recurso possibilita a automação de grande parte dos processos desenvolvidos manualmente, elevando a produtividade do negócio. Outro fator positivo é que o sistema pode ser associado com outros softwares organizacionais, possibilitando uma gestão abrangente das atividades.

Dessa forma, ele proporciona uma interface virtual da organização, refletindo cada um dos aspectos essenciais para uma gestão eficaz. Isso possibilita maior agilidade no acesso às informações e na comunicação entre as partes. Tornando assim, muito mais simples o alinhamento da cadeia produtiva.

Alguns exemplos de correlações aprimoradas pelo sistema ERP, são:

  • Previsões de vendas muito assertivas e baseadas em informações históricas;
  • Gestão de estoque conciliada com seu plano comercial;
  • Centralização de dados, facilitando o acesso e distribuição por todo o negócio.

Em consequência de cada um desses fatores, você obtém maior controle de tudo o que acontece na empresa, por meio de acesso direto aos dados e da compilação de indicadores, relatórios e dashboards.

Investindo no Sucesso do Cliente: Os Sistemas CRM

Outra plataforma tecnológica em alta na gestão empresarial é o sistema CRM  ou Customer Relationship Management. Trata-se de um tipo de software especialmente projetado para tornar a jornada do cliente mais eficiente, proporcionando resultados mais consistentes desde o contato inicial ao pós-venda.

Assim, a grande questão está em gerir e avaliar constantemente o relacionamento com seu público, conduzindo a processos mais assertivos e rentáveis. Isso é feito por meio da agregação de dados, que são convertidos em informações de interesse e ações que provoquem efeitos práticos aos processos de abordagem, venda e acompanhamento dos clientes.

Plataformas Tecnológicas: O Presente e o futuro da Gestão

Plataformas digitais são apenas um reflexo da revolução tecnológica que cruzou todo o mundo nos últimos anos. Elas representam meios para se alcançar maior produtividade, constituindo recursos indispensáveis na maioria das atividades da atualidade.

Sendo assim, seu uso adequado pode se converter em um importante fator competitivo para o negócio. É, portanto, essencial que se identifique as ferramentas mais aderentes à realidade organizacional e invista em uma aplicação consistente no dia a dia da organização.

Independentemente da área a ser aprimorada, existem opções no mercado para atender sua necessidade. O importante é encontrar o recurso ideal e parceiros capazes de oferecer serviços de qualidade em todo o processo de implantação e suporte.

Isso pode se mostrar tão importante quanto o próprio uso da ferramenta no longo prazo, uma vez que sua aplicação otimizada exigirá conhecimentos específicos. Dessa forma, muita atenção à escolha da plataforma tecnológica e dos fornecedores com quem atuará, pois tais aspectos podem representar o diferencial entre o sucesso e o fracasso de toda a empreitada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta