, , , , , ,

STARTUP: O que é e como se destacar

startup

 

Uma empresa de pequeno porte que está começando. Mas é só isso? Não! O que diferencia uma startup de uma empresa que está começando é seu segmento: uma startup é uma empresa iniciante no ramo da tecnologia que está em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercado.

No final da década de 90 ocorreu um fenômeno chamado “bolha da internet” que aconteceu devido à alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação dentro da internet. Também chamadas de “dot com” (ponto com), essas empresas, ao longo de cinco anos (1995-2000), fizeram com que as bolsas de valores de países industrializados vissem a ascensão rápida do preço das ações das empresas de comércio eletrônico e áreas afins.

 

Desde então, essas empresas não pararam de surgir e hoje, cada vez mais, surgem empreendedores com propostas inovadoras e malucas graças as possibilidades que a tecnologia nos dá.

Mas começar nunca é fácil, não é mesmo? Uns possuem a ideia, mas não o dinheiro necessário para executá-la. Outro possui vontade de tornar-se empreendedor e tem dinheiro para isso, mas falta a ideia inovadora necessária para se iniciar um negocio. O jeito é usar seus contatos, ir a feiras, aumentar sua rede de network, porque se você tem determinação, com certeza você irá achar o que está faltando para seu negocio engrenar.

A Startup Farm é uma empresa que nasceu com o intuito de, por meio de suporte e iniciativas, ser a ponte entre os empreendedores e o sucesso que buscam. Felipe Matos, o idealizador da empresa, criou o programa de aceleração para preencher lacunas e dar ao empreendedor brasileiro uma plataforma para criar startups espetaculares depois que percebeu que não se encontrava no mercado brasileiro um ecossistema propício para o segmento. O programa é baseado em 3 pilares: educação empreendedora, fomento da cultura empreendedora e acesso ao capital. Em 2001 aconteceu o primeiro programa da Farm em São Paulo e, desde então, foram mais 9 edições em que centenas de startups e empreendedores foram atendidos em todo território nacional.

startup farm

 

A Br New Tech também é outro exemplo de lugar onde esses empreendedores podem se encontrar. Todos os meses é promovido um encontro com a cultura de Inovação e empreendedorismo digital do Silicon Valley – CA em São Paulo no BRNewTech. A proposta do encontro é haver discussões sobre o networking incentivado, temas essenciais para os inovadores brasileiros, sessões de Pitch de startups selecionadas, investidores, casos de sucesso, empreendedores relevantes do Brasil e USA.

 

Não ter medo. Esse é o primeiro paço para um empreendedor sair do mundo das ideias para o mundo prático. É preciso conhecer pessoas novas, não ter medo de receber um “não” e estar disposto a ouvir críticas e conselhos. Estar aberto a pessoas e ideias é a melhor atitude que um empreendedor pode ter.

Brett Nakatsu, diretor da expansão da UP Global, empresa responsável pelas edições do Startup Weekend ao redor do planeta, em entrevista a “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” aconselhou: “Compartilhe. O medo de ser copiado é bastante comum. No entanto, no mundo das startups, esse receio é desestimulado no Startup Weekend. Afinal, se você precisa de ajuda e quer conhecer gente nova, ficar calado não vai ser útil em nada. Na verdade, o mantra das empresas de tecnologia é de que uma ideia não vale muito. O que importa é a execução do projeto.”.

Segundo uma matéria publicada na Revista Exame, grandes empresas como Itaú, Bradesco e Coca-cola, estão à procura de startups. Mas pra que isso? Se são grandes empresas e recursos não faltam? O objetivo de todas elas é o mesmo: aproximar-se da nova geração de empreendedores digitais e aproveitar as ideias que eles têm a oferecer. “As startups trabalham com eficiência e custo menor. É importante estar perto delas para incorporar essa cultura e aprender a inovar”, diz Erica Jannini, superintendente de canais digitais do Itaú.

Os chamados hackathons é um tipo de estratégia que empresas grandes andam usando, método esse que consiste num encontro de programadores que recebem um desafio e, muitas vezes, viram a noite atrás de uma solução.

Outro caminho comum para encontrar boas startups é o de concursos. No segundo semestre de 2014, o Banco do Bradesco recebeu projetos de inovação de 550 startups. No começo deste ano, selecionou os oito melhores e nos próximos meses escolheu os vencedores. As startups que entregarem produtos inovadores serão contratadas como as mais novas fornecedoras do banco. “Mesclamos a experiência de uma grande empresa com a ousadia de uma startup”, diz Fernando Freitas, gerente executivo do Bradesco para a área.

Para ser um empreendedor de sucesso não pode faltar:

Iniciativa

Vontade e disposição para sempre estar estudando e aprendendo

Estar aberto a receber críticas e conselhos

Coragem para correr riscos

Capacidade de planejamento

Eficiência e qualidade

Liderança

 

Possuindo essas características e tendo uma ideia inovadora ou a vontade de investir em algum negócio, o mundo atual te fornece todas as ferramentas para que isso se concretize, você precisa apenas de força de vontade e muito empenho! 😉

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta