, , , ,

Informações do cliente. Quanto vale esse tesouro?

informacoes-do-cliente_Jeenga_blog

Com as informações corretas você fatura mais e deixa seu cliente mais satisfeito

5 vezes mais!

Isso é quanto vale um cliente em relação a um novo prospecto. Esse valor é alto demais para negligenciarmos e eu não sei quanto a você, mas eu vou cuidar do meu cliente com toda a atenção possível.

Lógico que isso não diminui a importância de se encontrar novos clientes, mas é fato que exige um esforço descomunal para encontrar novos contatos e engajá-los até o ponto de maturidade para receberem uma proposta comercial. Uma pessoa que em alguma situação já se tornou cliente já conhece os processos e está mais propensa a comprar novos produtos ou a indicar os seus serviços para alguém. É alguém com meio caminho andado para trazer mais lucros. Por isso não existe a desculpa de que seus clientes somente compram uma única vez.

Posso até citar um exemplo: empresas de fotos de casamento. Eu sei que alguém que já adquiriu esse serviço, provavelmente não terá uma nova demanda (pelo menos assim se espera), mas o que fazer com esse contato? Simplesmente jogar fora? Colocar na lista dos que nunca mais serão clientes? NÃO!

Há uma imensidão de oportunidades que surgem de contatos como esses, que se estendem desde a novos produtos para a “vida de casados” até a indicações, etc.

Estamos na ERA DA INFORMAÇÃO e a riqueza de dados que você já conquistou numa situação dessas é grande demais para simplesmente deixá-la na gaveta.

Quais informações do meu cliente preciso ter?

O que importa não é a quantidade de informações que você tem do seu cliente, na verdade nem a qualidade das informações, mas sim o que você faz com elas.

É claro que quanto mais você souber, melhor. Mas como alcançar essa riqueza de dados sem ser chato? Sem parecer uma daquelas pesquisas de comportamento que tomam todo o tempo do pesquisado?

O segredo das empresas com maior sucesso nesse assunto é que aceitaram o desafio de construir um relacionamento com seus leads tão profundo que as informações passaram a chegar aos poucos de forma natural. Essas informações somente enriquecem ainda mais a experiência do usuário que, por sua vez, fica cada vez mais engajado.

Por isso não há nada de errado em começar somente com o e-mail da pessoa ou o nome e e-mail. As ferramentas de CRM assumem sua responsabilidade de coletar cada vez mais dados a ponto de entender “o que gostam”, “quando”, “quanto”, “onde”…

Com o passar do tempo e o acúmulo de dados, cabe à equipe de vendas decidir o que é importante para o negócio e o que não é, filtrar o que lhes interessa e tomar ações.

Para facilitar eu costumo dizer que existem 4 informações essenciais para qualquer empresa, em qualquer área. Essas informações são:

  • Nome
  • E-mail
  • Medos e Pontos de dor
  • Aspirações

 

Depois quero fazer uma post explorando melhor cada um desses dados e muitos outros que existem.

Entender quais são as necessidades e desejos dos contatos (mesmo que seja de forma generalista) é quase mágico, pois te dá o poder de ajudar seus contatos de alguma maneira.

Ao ajudá-los resolvendo problemas reais que enfrentam todos os dias, você vai experimentar algo inédito: as pessoas vão passar a ser gratas a você. Ficarão felizes em te ver ofertando algum, pois agora você não é mais um estranho que está tentando “tirar dinheiro de seus bolsos”, é um amigo que está trazendo a solução para problemas que não conseguiria resolver sozinhas.

De fato, informações são tesouros que não podem ser enterrados. Não só porque podem ser extremamente rentáveis, mas porque seria uma tremenda falta de responsabilidade conhecer os problemas de pessoas que já te ajudaram (compraram) e não retribuir.

E falando em responsabilidade, entramos em um assunto muito sério: a sua responsabilidade em relação às mesmas informações. Depois de ler esse artigo, acredito que você se deu conta do poder que tem em mãos. Percebeu que muitos pagariam verdadeira fortunas pelo que você sabe (é baseado nessa riqueza de informações de multidões que empresas como Facebook e Google são tão bem cotadas no mercado de ações).

É muito importante que entenda que seus clientes valem muito e se comprometa em relação à confidencialidade de tais dados. Trate com seriedade e tenha clientes que estão sempre colocando dinheiro no seu bolso.

Jeenga - Envio de mensagens personalizadas

5 respostas

Os comentários estão fechados.