,

Vendeu muito na Black Friday? Poderia ter vendido muito mais.

cover-post-15

A verdade é uma só. Brasileiro adora uma promoção. A Black Friday começou tímida. No início apareceram os “espertinhos” acreditando que o consumidor é “bobo” e fizeram falsas promoções. Parece que agora a coisa pegou. A Black Friday deste ano já foi muito mais “séria” e a tendência é se fortalecer e se transformar numa das grandes datas para o mercado como um todo. Em princípio eu iria escrever para o varejo mas o que vimos este ano foram uma série de promoções também na indústria e serviços. Bom sinal. As pessoas entenderam a lógica da promoção.

As perguntas a serem feitas são:

 

  • Você vendeu para quem na Black Friday?

 

  • Saberia identificar exatamente o perfil do consumidor que comprou nesta promoção?

 

  • Sabe identificar uma a um o seu consumidor e o que foi adquirido?

 

  • Sabe exatamente qual foi o tícket médio das vendas?

 

  • Sabe se determinado consumidor já havia comprado da sua loja? O que havia comprado antes, quando e quanto havia gasto?

 

  • Sabe se este consumidor já havia comprado em outras promoções como dia das mães, pais, namorados, ou liquidações gerais?

 

  • Sabe qual o caminho que este consumidor percorreu na sua loja física ou virtual?

 

  • Sabe se o seu consumidor é um comprador contumaz da sua marca ou esporádico?

 

  • Se o estabelecimento é físico, sabe de qual região da cidade ele é?

 

  • Sabe informar aqueles que tentaram comprar mas desistiram no meio do caminho?

 

Vou parar por aqui mas poderia fazer mais um monte de perguntas interessantes sobre o perfil do seu consumidor e o perfil do consumo dele.

 

Não tem como escapar. Já escrevi aqui neste espaço algumas vezes e vou escrever outras tantas. O marketing mudou. Mudou definitivamente. Não podemos mais fazer uma promoção seja ela qual for apenas com o intuito de vender mais. Ótimo vender mais, sem dúvida. Conhecer o nosso consumidor e voltar a vender para ele, isto sim vai fazer toda diferença.

 

Nunca tivemos tantas ferramentas disponíveis para conhecer o nosso consumidor a fundo. Temos que aproveitá-las ao máximo. Todos sabemos que os investimentos na grande mídia cresceram em demasia. Está difícil investir sem ter a certeza de que a conversão em vendas será muito alta. Cada Real vale e precisamos valoriza-lo muito. Muito mesmo. Precisamos saber qual o investimento feito em cada consumidor. Ter uma clara percepção de quais ações tem gerado um resultado mais efetivo. Investir sim é fundamental mas medir o retorno sobre o investimento é condição “sine qua non” para o crescimento e continuidade do negócio. Se você não entendeu este termo difícil que eu escrevi ai acima, relaxa, nem todo mundo conhece. Na prática e até de modo grosseiro quer dizer: se não fizer você está ferrado….. é condição obrigatória!!!

A ótima notícia que eu tenho para te dar, é que a Black Friday vai voltar no próximo ano, assim como o Natal, Páscoa, Dia da mães, dos pais… e todas as outras datas. Ora, se isto vai acontecer com certeza, nada melhor do que conhecer o nosso consumidor a fundo, se antecipar a ele e entregar-lhe de “mão beijada” aquilo que ele quer e precisa comprar.

 

Quanto mais conhecermos o nosso consumidor maior é a probabilidade de entregarmos a ele uma mensagem ou promoção que vá ao encontro dos seus anseios. Precisamos personalizar as mensagens e promoções. Isto faz toda diferença. Imagine se conseguíssemos saber exatamente quem compra em determinado período do ano. Que tipo de produto compra. Quanto gasta. Em qual unidade compra. Se compra em promoção ou não. Qual o meio de pagamento. Compra à vista ou a prazo. Enfim, conhecer profundamente todo o histórico e qual a sua jornada até concretizar uma compra, faz com que possamos enviar uma mensagem direcionada a cada consumidor, ampliando em demasia a possibilidade de converter esta mensagem numa venda.

 

Fazer uma promoção genérica para todos os nossos prospects e consumidores pode sim gerar um resultado positivo mas com certeza se fizéssemos uma ação direcionada, o resultado seria muito melhor. Pode apostar. O fato é que fazer todas estas análises é muito mais simples do que parece e custa muito pouco. Se avaliarmos frente aos resultados efetivos o seu custo é até negativo uma vez que se paga apenas com uma ação bem feita.

 

Você PRECISA CONHECER NOSSA FERRAMENTA DE AUTOMAÇÃO EM MARKETING. Eu garanto que você vai ficar surpreso com o resultado. Sabe por que? Porque funciona. Nós não inventamos a roda. Apenas desenvolvemos um sistema que funciona de verdade. Na prática. Sempre soubemos que conhecer o perfil do consumidor era muito importante para vender mais. Se agora podemos conhecer a fundo e se antecipar a ele, porque não fazer isto. As ferramentas estão disponíveis. Não se utilizar deles é perder dinheiro.

 

A black friday acabou mas a sua empresa não. Comece hoje mesmo a pensar na estratégia de amanhã. Como posso impactar mais e melhor o meu prospect ou consumidor com uma porcentagem muito mais efetiva de conversão? É NISTO QUE TEM QUE FOCAR. É AQUI QUE PODEMOS TE AJUDAR. Só um detalhe, isto não serve apenas para uma data específica. Serve para todas as suas ações que busquem uma conversão em vendas efetiva.

 

Ficou alguma dúvida ainda? Não tem problema. Liga pra gente. O Natal está chegando e ainda dá tempo de usar nossa ferramenta para vender muito mais nesta data e em todos os outros dias do ano. Só depende de você. Nós estamos aqui para ajudar. Não vá perder mais tempo. O mercado não espera.

Jeenga

4 respostas

Os comentários estão fechados.